Auditoria
de Gestão no Setor Público
Prof.
Ms. Arlindo Carvalho Rocha
PROGRAMA
DE CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIA DA
AUDITORIA
DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO
(AUDITORIA DE NATUREZA OPERACIONAL)
Sensibilizar os integrantes da instituição
para a importância da Auditoria de Gestão e para a necessidade de apoio
integral ao seu processo de implantação.
Apresentar a metodologia e o instrumental
necessários à realização de Auditorias de Gestão, observados os conceitos técnicos,
sistemáticos e analíticos desse processo;
Capacitar os técnicos participantes do
Programa na execução de todas as fases de uma Auditoria de Gestão.
Desenvolvimento do Curso
Características:
O Programa de Capacitação em
Metodologia da Auditoria de Gestão no Setor Público, em virtude da sua
forma, apresenta grande eficiência pois utiliza a sinergia imanente ao trabalho
em equipe para potencializar a relação ensino-aprendizagem, tornando-a mais
eficaz.
Suas principais características são:
·
programa de capacitação teórico-prático baseado em técnicas de treinamento
em serviço (“on the job training”);
·
duração mínima de 260 horas de atividades, das quais 120 horas sob supervisão
direta e presencial do instrutor.
·
desenvolvido no ambiente de trabalho dos participantes;
·
limitado a turmas de até 20 (vinte) participantes .
Metodologia:
Palestra inicial de sensibilização:
exposição geral sobre o tema Auditoria de Gestão;
Reuniões de trabalho: discussões orientadas de situações
teóricas e práticas que envolvem os trabalhos de uma Auditoria de Gestão no
Setor Público.
Prática de Auditoria: realização do trabalho prático
em situação real de auditoria a partir da base teórico-metodológica
estudada. Orientação e ajuda no desenvolvimento do planejamento e do relatório.
Seminário de encerramento:
exposição geral sobre cada uma das Auditorias realizadas, efetuadas pelos próprios
membros das respectivas equipes, com auxílio dos materiais instrucionais disponíveis.
Discussões sobre as situações práticas enfrentadas pelas equipes.
Material
de apoio:
será utilizado o Texto Básico
“Auditoria da Gestão no Setor Público
-
uma abordagem metodológica”
Conteúdo
Programático do Curso:
Primeira Parte – Introdução ao
estudo da auditoria de gestão
1.1
Os quatro “E” da auditoria de gestão
1.2
As modalidades da auditoria de gestão
1.3
Alcance da auditoria de gestão
1.4
Etapas da auditoria de gestão
Segunda Parte – Planejamento da
auditoria de gestão
2.1
Planejamento preliminar da Auditoria
2.2
Visão geral do objeto da Auditoria
2.3
Busca de parâmetros sobre Desempenho
2.4
Especificação das Questões e dos Critérios de Auditoria
2.5
Elaboração dos Papéis de Trabalho
2.6
Levantamentos preliminares e Teste‑Piloto
2.7
Projeto da Auditoria
Terceira Parte – Projeto da
auditoria
3.1
Pré-texto
3.2
Introdução
3.3
Atividades realizadas na fase de planejamento da auditoria
3.4
Proposta da auditoria
3.5
Pós-texto
Quarta Parte – Formulação das
questões de auditoria
4.1
Elaboração das questões de auditoria
4.2
Matriz de planejamento
Quinta Parte – Execução da
auditoria
5.1
Desenvolvimento dos Trabalhos de Campo
Sexta Parte – Relatório da
auditoria
6.1
Pré-texto
6.2
Introdução
6.3
Resultados do Trabalho
6.4
Conclusões e recomendações
6.5
Pós-texto
Desenvolvimento
do Programa:
1ª Parte:
Sensibilização e Capacitação
Þ
Instrutor:
Arlindo Carvalho Rocha
Þ
Modalidade: presencial
c/instrutor
Þ
Duração:
06 (seis) dias (40 horas de atividades c/ instrutor).
Þ
Atividades:
-
palestra de sensibilização para os técnicos e dirigentes da instituição e
reunião geral com os participantes do programa e suas respectivas chefias.
-
curso teórico sobre metodologia da Auditoria de Gestão no Setor Público e
orientações sobre a preparação e o planejamento das auditorias a serem
realizadas.
-
elaboração do pré-projeto relativo ao planejamento da auditoria.
Obs.:
Esta etapa do Programa deverá ser organizada em dois turnos completos de
trabalho (manhã e tarde), para que haja o máximo aproveitamento da presença
do instrutor.
2ª
Parte:
Planejamento da Auditoria
Þ
Instrutor:
não
Þ
Modalidade: orientação
a distância
Þ
Duração:
variável - mínimo de 4 (quatro) semanas de trabalho por equipe.
Þ
Atividades:
-
elaboração do planejamento da auditoria; preparação da “Visão Geral” do
órgão/programa a ser auditado; formulação dos objetivos da auditoria; definição
da situação-problema e das questões de auditoria;
abordagem a ser empregada; questões a serem respondidas, metodologia,
instrumentos de coleta de informações, papéis de trabalho, cronogramas,
necessidades operacionais etc.
-
realização de visitas “in loco”, se necessário, e análise das informações coletadas.
-
elaboração do projeto da auditoria de cada equipe.
3ª
Parte:
Projeto da Auditoria e Relatório Preliminar
Þ
Instrutor:
Arlindo Carvalho Rocha
Þ
Modalidade: presencial
c/instrutor
Þ
Duração:
05 (cinco) dias (40 horas de atividades c/instrutor)
Þ
Atividades:
-
consolidação do Projeto de Auditoria de cada equipe;
-
elaboração e apresentação do Relatório Preliminar de Auditoria de cada uma
das equipes.
4ª
Parte:
Execução da Auditoria – Trabalho de Campo
Þ
Instrutor:
não.
Þ
Modalidade: acompanhamento
a distância
Þ
Duração:
variável - mínimo de 8 (oito) semanas de trabalho por equipe.
Þ
Atividades:
-
desenvolvimento dos trabalhos de campo das respectivas auditorias e elaboração
dos relatórios preliminares pelas equipes.
5ª
Parte:
Elaboração do Relatório da Auditoria
Þ
Instrutor:
não.
Þ
Modalidade: orientação
a distância
Þ
Duração:
variável - mínimo de 2 (duas) semanas de trabalho por equipe.
Þ
Atividades:
-
finalização (se necessária) dos trabalhos de campo das respectivas auditorias
e elaboração dos respectivos Relatórios de Auditoria.
6ª
Parte:
Revisão Final e Seminário
Þ
Instrutor:
Arlindo Carvalho Rocha.
Þ
Modalidade: presencial
c/instrutor
Þ
Duração:
05 (cinco) dias úteis (40 horas de trabalho c/instrutor).
Þ
Atividades:
-
avaliação, pelas equipes, da execução das auditorias. Relato dos problemas e
dificuldades enfrentados, dos resultados obtidos, dos aspectos mais importantes
que foram observados. Apresentação e discussão das dúvidas suscitadas etc.
-
revisão final dos respectivos Relatórios de Auditoria.
-
preparação do conteúdo e do material necessário para apresentação do Seminário
de Encerramento.
-
apresentação das auditorias realizadas palas equipes e debates.
-
entrega formal dos Relatórios de Auditoria e encerramento do Seminário e do
Programa de Capacitação.
Espaço
Físico:
Além de um auditório para a realização
da palestra de sensibilização e do Seminário de Encerramento, para o
desenvolvimento do Programa serão necessários, ainda, durante o período de
treinamento:
- uma sala de aula com capacidade para 20
(vinte) pessoas, equipada com quadro de giz (ou pincel atômico) e
retroprojetor.
- três salas de reunião com capacidade mínima
para 6 (seis) pessoas cada uma, equipadas com quadro e/ou flip-chart, onde as
equipes se estabelecerão para o planejamento da auditoria e, posteriormente,
para a elaboração do Relatório.