Auditoria de Gestão no Setor Público

Prof.  Ms. Arlindo Carvalho Rocha

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM METODOLOGIA DA

AUDITORIA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO

(AUDITORIA DE NATUREZA OPERACIONAL)

 

Objetivos do Programa

Sensibilizar os integrantes da instituição para a importância da Auditoria de Gestão e para a necessidade de apoio integral ao seu processo de implantação.

Apresentar a metodologia e o instrumental necessários à realização de Auditorias de Gestão, observados os conceitos técnicos, sistemáticos e analíticos desse processo;

Capacitar os técnicos participantes do Programa na execução de todas as fases de uma Auditoria de Gestão.

 

Desenvolvimento do Curso

Características:

         O Programa de Capacitação em Metodologia da Auditoria de Gestão no Setor Público, em virtude da sua forma, apresenta grande eficiência pois utiliza a sinergia imanente ao trabalho em equipe para potencializar a relação ensino-aprendizagem, tornando-a mais eficaz.

Suas principais características são:

· programa de capacitação teórico-prático baseado em técnicas de treinamento em serviço (“on the job training”);

· duração mínima de 260 horas de atividades, das quais 120 horas sob supervisão direta e presencial do instrutor.

· desenvolvido no ambiente de trabalho dos participantes;

· limitado a turmas de até 20 (vinte) participantes .

 

Metodologia:

Palestra inicial de sensibilização: exposição geral sobre o tema Auditoria de Gestão;

Curso teórico: Conceitos e objetivos da Auditoria de Gestão. Economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. Planejamento da auditoria: conceito, fases, estrutura, dificuldades e responsabilidades. Projeto de Auditoria. Execução da auditoria. Relatório de Auditoria de Gestão: forma, elementos e conteúdo.Estudo de caso.

Reuniões de trabalho: discussões orientadas de situações teóricas e práticas que envolvem os trabalhos de uma Auditoria de Gestão no Setor Público.

Prática de Auditoria: realização do trabalho prático em situação real de auditoria a partir da base teórico-metodológica estudada. Orientação e ajuda no desenvolvimento do planejamento e do relatório.

Seminário de encerramento: exposição geral sobre cada uma das Auditorias realizadas, efetuadas pelos próprios membros das respectivas equipes, com auxílio dos materiais instrucionais disponíveis. Discussões sobre as situações práticas enfrentadas pelas equipes.

Material de apoio: será utilizado o Texto BásicoAuditoria da Gestão no Setor Público
   - uma abordagem metodológica

 


Conteúdo Programático do Curso:

Primeira Parte – Introdução ao estudo da auditoria de gestão

1.1     Os quatro “E” da auditoria de gestão

1.2     As modalidades da auditoria de gestão

1.3     Alcance da auditoria de gestão

1.4     Etapas da auditoria de gestão

Segunda Parte – Planejamento da auditoria de gestão

2.1     Planejamento preliminar da Auditoria

2.2     Visão geral do objeto da Auditoria

2.3     Busca de parâmetros sobre Desempenho

2.4     Especificação das Questões e dos Critérios de Auditoria

2.5     Elaboração dos Papéis de Trabalho

2.6     Levantamentos preliminares e Teste‑Piloto

2.7     Projeto da Auditoria

Terceira Parte – Projeto da auditoria

3.1     Pré-texto

3.2     Introdução

3.3     Atividades realizadas na fase de planejamento da auditoria

3.4     Proposta da auditoria

3.5     Pós-texto

Quarta Parte – Formulação das questões de auditoria

4.1     Elaboração das questões de auditoria

4.2     Matriz de planejamento

Quinta Parte – Execução da auditoria

5.1     Desenvolvimento dos Trabalhos de Campo

Sexta Parte – Relatório da auditoria

6.1     Pré-texto

6.2     Introdução

6.3     Resultados do Trabalho

6.4     Conclusões e recomendações

6.5     Pós-texto

 

Desenvolvimento do Programa:

         1ª Parte:              Sensibilização e Capacitação

Þ Instrutor:          Arlindo Carvalho Rocha

Þ Modalidade:     presencial c/instrutor

Þ Duração:          06 (seis) dias (40 horas de atividades c/ instrutor).

Þ Atividades:

- palestra de sensibilização para os técnicos e dirigentes da instituição e reunião geral com os participantes do programa e suas respectivas chefias.

- curso teórico sobre metodologia da Auditoria de Gestão no Setor Público e orientações sobre a preparação e o planejamento das auditorias a serem realizadas.

- elaboração do pré-projeto relativo ao planejamento da auditoria.

Obs.: Esta etapa do Programa deverá ser organizada em dois turnos completos de trabalho (manhã e tarde), para que haja o máximo aproveitamento da presença do instrutor.

 

2ª Parte:              Planejamento da Auditoria

Þ Instrutor:          não

Þ Modalidade:     orientação a distância

Þ Duração:          variável - mínimo de 4 (quatro) semanas de trabalho por equipe.

Þ Atividades:

- elaboração do planejamento da auditoria; preparação da “Visão Geral” do órgão/programa a ser auditado; formulação dos objetivos da auditoria; definição da situação-problema e das questões de auditoria;  abordagem a ser empregada; questões a serem respondidas, metodologia, instrumentos de coleta de informações, papéis de trabalho, cronogramas, necessidades operacionais etc.

 - realização de visitas “in loco”, se necessário, e análise das informações coletadas.

 - elaboração do projeto da auditoria de cada equipe.

        

3ª Parte:              Projeto da Auditoria e Relatório Preliminar

Þ Instrutor:          Arlindo Carvalho Rocha

Þ Modalidade:     presencial c/instrutor

Þ Duração:          05 (cinco) dias (40 horas de atividades c/instrutor)

Þ Atividades:

- consolidação do Projeto de Auditoria de cada equipe;

- elaboração e apresentação do Relatório Preliminar de Auditoria de cada uma das equipes.

 

4ª Parte:              Execução da Auditoria – Trabalho de Campo

Þ Instrutor:          não.

Þ Modalidade:     acompanhamento a distância

Þ Duração:          variável - mínimo de 8 (oito) semanas de trabalho por equipe.

Þ Atividades:

- desenvolvimento dos trabalhos de campo das respectivas auditorias e elaboração dos relatórios preliminares pelas equipes.

 

5ª Parte:              Elaboração do Relatório da Auditoria

Þ Instrutor:          não.

Þ Modalidade:     orientação a distância

Þ Duração:          variável - mínimo de 2 (duas) semanas de trabalho por equipe.

Þ Atividades:

- finalização (se necessária) dos trabalhos de campo das respectivas auditorias e elaboração dos respectivos Relatórios de Auditoria.

 

6ª Parte:              Revisão Final e Seminário

Þ Instrutor:          Arlindo Carvalho Rocha.

Þ Modalidade:     presencial c/instrutor

Þ Duração:          05 (cinco) dias úteis (40 horas de trabalho c/instrutor).

Þ Atividades:

- avaliação, pelas equipes, da execução das auditorias. Relato dos problemas e dificuldades enfrentados, dos resultados obtidos, dos aspectos mais importantes que foram observados. Apresentação e discussão das dúvidas suscitadas etc.

- revisão final dos respectivos Relatórios de Auditoria.

- preparação do conteúdo e do material necessário para apresentação do Seminário de Encerramento.

- apresentação das auditorias realizadas palas equipes e debates.

- entrega formal dos Relatórios de Auditoria e encerramento do Seminário e do Programa de Capacitação.

 

Espaço Físico:

Além de um auditório para a realização da palestra de sensibilização e do Seminário de Encerramento, para o desenvolvimento do Programa serão necessários, ainda, durante o período de treinamento:

- uma sala de aula com capacidade para 20 (vinte) pessoas, equipada com quadro de giz (ou pincel atômico) e retroprojetor.

- três salas de reunião com capacidade mínima para 6 (seis) pessoas cada uma, equipadas com quadro e/ou flip-chart, onde as equipes se estabelecerão para o planejamento da auditoria e, posteriormente, para a elaboração do Relatório.

    

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